DEMODICOSE ATÍPICA ROSTRAL EM CÃO DA RAÇA LABRADOR – RELATO DE CASO
Abstract
A demodicose canina (DC), popularmente conhecida como “sarna negra” é uma dermatite resultante da multiplicação excessiva de ácaros do género Demodex na pele dos cães. É uma doença multifatorial associada principalmente à resposta imunológica do hospedeiro. Apesar de existir inúmeros protocolos terapêuticos, o tratamento ainda é um desafio para essa afecção, em consequência da resistência parasitária aos medicamentos. Embora tenha um fácil diagnóstico ainda continua sendo um grande obstáculo na rotina clínica ambulatorial, comprometendo o estado físico do animal com tratamentos de longa duração e a realização de exames rotineiros. Este relato apresenta um quadro atípico de sarna demodécica localizada em região rostral em um cão idoso da raça labrador, com tratamento antiparasitário a base de ivermectina associada a fluralaner demonstrando ótima resposta terapêutica após 72 dias de tratamento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).