UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS EM BIOLOGIA

Autores/as

  • Marcelo Santos Fernandes FFCL

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1836

Resumen

O mapa conceitual é um estruturador de conhecimento, mas ainda não é uma ferramenta muito utilizada para transmissão e avaliação de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi o de analisar o efeito de trabalhar com o mapa conceitual como instrumento avaliativo de compreensão e avanço do conhecimento. A metodologia aplicada consistiu em avaliar a aprendizagem e desempenho dos alunos com temas trabalhados em salas de aula. Todos os mapas desenvolvidos foram avaliados com os resultados de inicio e fim de tópico e entre os tópicos. Pode-se concluir que, o uso de mapas conceituais obteve resultados bastante satisfatórios, para melhor e mais completa transmissão de conhecimentos adquiridos pelo aluno para o professor. Sua utilização deve ser acompanhada de aulas bem planejadas e preparadas, em prol da aprendizagem significativa do estudante.

Publicado

2017-02-16

Número

Sección

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Cómo citar

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS EM BIOLOGIA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 8. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1836