Musicalizando o saber matemático: uma proposta interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1054Palavras-chave:
Matemática, Música, ArteResumo
A aprovação da Lei n° 11.769/2008 acrescentou à LDB a obrigatoriedade do ensino de Música na disciplina de Arte da Educação Básica. Com isso, trabalhos interdisciplinares, relacionando Música e as demais áreas do currículo são constantes. Nesse intuito, o presente artigo propõe-se a desvendar alguns dos contextos em que Matemática e Música se relacionam, desenvolvendo uma pesquisa de caráter qualitativo, a partir de dados históricos e teóricos. O objetivo é apresentar, do ponto de vista didático, um parecer interdisciplinar e as contribuições dessas disciplinas para o ensino-aprendizagem de ambas. Amparando-nos na importância da Interdisciplinaridade no currículo atual e nas contribuições da Música para a aprendizagem, fizemos uma explanação de alguns livros didáticos de Matemática que apresentam abordagens de Teoria Musical no contexto matemático e discorremos sobre a interlocução entre estrutura musical e a matemática. Em uma atitude crítica, concluímos que o trabalho interdisciplinar, envolvendo Música nas aulas de Matemática é visto por renomados autores como estratégia positiva, sendo extensivo a diversos conteúdos matemáticos.Downloads
Publicado
15.07.2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
Musicalizando o saber matemático: uma proposta interdisciplinar. (2014). Nucleus, 11(2), 57-68. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1054