TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.752Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação de Professores de Matemática, Estágio SupervisionadoResumo
Este artigo apresenta procedimentos e resultados da primeira fase de uma pesquisa, cujo objetivo geral é diagnosticar a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial professores de Matemática no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado. Na primeira fase, realizada no ano letivo de 2010, buscou-se saber sobre as concepções iniciais dos futuros professores de Matemática quanto à utilização de TDIC na educação escolar e também saber as consequências das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados sobre essas concepções. A iniciação à utilização de TDIC pelos estagiários ocorreu na primeira fase da pesquisa através de consulta de tecnologias digitais junto ao Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), fazendo uso de objetos educacionais que se encontram no mesmo. Os participantes eram licenciandos do 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública e professores de Matemática das escolas estaduais da Educação Básica. Os resultados mostram que existiram obstáculos para que os estagiários utilizassem TDIC na educação escolar. No entanto, os resultados também mostram que a utilização de TDIC pode oportunizar aos futuros professores reflexões e elaborações sobre saberes, procedimentos e atitudes significativas ao fazer docente do professor de Matemática.Downloads
Publicado
31.10.2012
Edição
Seção
Artigos