TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira FCT-Unesp

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.752

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação de Professores de Matemática, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo apresenta procedimentos e resultados da primeira fase de uma pesquisa, cujo objetivo geral é diagnosticar a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial professores de Matemática no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado. Na primeira fase, realizada no ano letivo de 2010, buscou-se saber sobre as concepções iniciais dos futuros professores de Matemática quanto à utilização de TDIC na educação escolar e também saber as consequências das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados sobre essas concepções. A iniciação à utilização de TDIC pelos estagiários ocorreu na primeira fase da pesquisa através de consulta de tecnologias digitais junto ao Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), fazendo uso de objetos educacionais que se encontram no mesmo. Os participantes eram licenciandos do 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública e professores de Matemática das escolas estaduais da Educação Básica. Os resultados mostram que existiram obstáculos para que os estagiários utilizassem TDIC na educação escolar. No entanto, os resultados também mostram que a utilização de TDIC pode oportunizar aos futuros professores reflexões e elaborações sobre saberes, procedimentos e atitudes significativas ao fazer docente do professor de Matemática.

Biografia do Autor

  • Raquel Gomes de Oliveira, FCT-Unesp
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da FCT-Unesp, responsável pelas disciplinas de Didática e de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

31.10.2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. (2012). Nucleus, 9(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.752

Artigos Semelhantes

11-20 de 1176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)