INTERFERÊNCIA DE Cenchrus echinatus NO CRESCIMENTO INICIAL DO ALGODOEIRO

Autores

  • Fabio Soares Pellosi 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Mateus Landin Romancini 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Vitor Thomé de Paula 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Marcus Pirri 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Welton Dias De Oliveira 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Leticia Serpa dos Santos 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Fabrício Simone Zera 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3641

Palavras-chave:

Gossypium hirsutum L, capim-carrapicho, matocompetição

Resumo

O Cenchrus echinatus é uma planta daninha de grande importância para o cultivo do algodoeiro, tanto no início do cultivo como no final, trazendo prejuízos no produto. Portanto o objetivo do trabalho, limita-se a avaliar a interferência de plantas de C. echinatus, popularmente conhecida como capim-carrapicho, no crescimento inicial do algodoeiro. O experimento foi instalado em casa de vegetação, em delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo as parcelas compostas por vasos de cinco litros. Os tratamentos foram com 0, 1, 2, 4 e 8 plantas de C. echinatus em competição com uma planta de algodão por vaso. Cada vaso foi devidamente feito a calagem e adubação devido as necessidades da cultura do algodão. Os parâmetros avaliados foi a altura e diâmetro do caule das plantas de algodão aos 17, 25, 32 e 38 dias após a semeadura (DAS), e a massa seca das plantas de algodão aos 38 DAS. A presença de capim-carrapicho com algodoeiro a partir de uma planta compromete o desenvolvimento da planta de algodão a partir dos 32 DAS na altura, diâmetro e massa seca das plantas de algodão. Concluiu-se que o C. echinatus interferiu no desenvolvimento inicial do algodoeiro na altura, dímetro e massa seca das plantas, e assim que aumenta o número de plantas de C. echinatus reflete no comprometimento do desenvolvimento do algodoeiro.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

11-19 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)