Novos serviços de mobilidade urbana no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3960Resumo
O presente paper teve por objetivo identificar quais são os novos serviços de mobilidade urbana, oriundos da evolução tecnológica, e de que forma esses estão influenciando no dia a dia dos consumidores, bem como de que forma a utilização de novos serviços de mobilidade urbana pode influir na compra de veículos particulares, que pode ocasionar danos ao meio ambiente, como poluição do ar e diminuição dos espaços verdes, e acarretar problemas durante os trajetos diários do cidadão, como trânsito e estresse. Metodologicamente foi uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário, através das redes sociais, respondido por 201 pessoas de 35 cidades do estado de São Paulo. Os dados coletados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os principais resultados mostram que o veículo particular é o meio de locomoção que recebe maior demanda da população pesquisada, tendo como maior concorrente o transporte público/coletivo, mesmo sendo carente de infraestrutura e olhar do governo, e que os novos serviços de mobilidade ainda não são amplamente utilizados, embora as cidades possuam infraestrutura para suportá-los, não se restringindo as grandes cidades. Conclui-se que os novos serviços de mobilidade urbana possuem potencial para se tornarem o meio principal de locomoção das pessoas, ao suplantar os obstáculos da falta de exploração do assunto e do desejo pelo carro próprio, por isso tal mudança deve ocorrer a longo prazo.Downloads
Publicado
29.04.2022
Edição
Seção
Artigos
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Novos serviços de mobilidade urbana no estado de São Paulo. (2022). Nucleus, 19(1), 253-286. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3960