RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES: UM ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE

Autores

  • Robson Luiz Montanari UTFPR
  • Luiz Albeto Pilatti UTFPR
  • Carlos Cezar Stadler UTFPR
  • Ivanir Luiz de Oliveira UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.44

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Domiciliares, Coleta Seletiva, Educação Ambiental,

Resumo

O presente estudo de caso inicialmente fez uma revisão bibliográfica contemplando as bibliografias pertinentes bem como Leis e Normas sobre os resíduos sólidos domiciliares do município em estudo. Em seguida, foi feita uma entrevista com o encarregado do departamento de meio ambiente do município em estudo a fim de se conhecer a realidade em relação à coleta dos resíduos sólidos domiciliares. Na seqüência um questionário foi aplicado a 580 moradores do município em estudo que procurou verificar a eficiência da campanha feita pelo município. Por fim, foi feita a análise dos dados fazendo a triangulação desses com as Leis e Normas disponíveis, entrevista e questionário. Os resultados mostraram o conhecimento do município para com a legislação vigente, o serviço de coleta seletiva que atende cerca de metade dos moradores e a campanha educacional que o município está fazendo para orientar os moradores. Os resultados indicaram a necessidade de ampliar o serviço de coleta seletiva e estender o programa educacional para este possa realmente alcançar todo município.

Biografia do Autor

  • Robson Luiz Montanari, UTFPR
    Mestrando em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO (Linha de pesquisa: Gestão do Conhecimento e Inovação - Projeto de Pesquisa: Gestão de Recursos Humanos para o Ambiente Produtivo) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa.
  • Luiz Albeto Pilatti, UTFPR
    Doutor pela UNICAMP, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
  • Carlos Cezar Stadler, UTFPR
    Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1975), mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995).
  • Ivanir Luiz de Oliveira, UTFPR
    Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1987), mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1992), doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e professor da Universidade Tecnológica do Paraná - Campus Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

25.04.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES: UM ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.44

Artigos Semelhantes

11-20 de 424

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.