DESENVOLVIMENTO E TESTE DE UMA ESCALA PARA MENSURAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS QUE INCENTIVAM A ADOÇÃO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO SOBRE OS CARROS BI-COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Ednardi Pereira Torres Centro Universitário UNA
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Eduardo Leite de Moura Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Ponte Nova/MG
  • Lilian Virginia Caixeta Barcelos Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.632

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, adoção de novos produtos, desenvolvimento de escala.

Resumo

Apesar do seu lançamento recente, nos últimos anos os automóveis bi-combustíveis alcançaram grande sucesso no mercado brasileiro. O objetivo é identificar quais são os principais atributos que são valorizados pelos consumidores. Também, criou-se uma escala para mensurar a percepção dos consumidores acerca das características – vantagem relativa, complexidade, divisibilidade, compatibilidade e comunicabilidade - que incentivam a aceitação dos automóveis bi-combustíveis, bem como, validou-se a escala e verificou-se por meio de uma análise fatorial, se os fatores que incentivam a adoção dos automóveis bi-combustíveis podem ser extraídos a partir dessa escala. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foram realizadas dez entrevistas com profissionais do setor de comercialização de veículos e com consumidores. Os resultados foram utilizados para a confecção dos questionários. Em seguida foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra. Obteve-se 261 questionários válidos. A escala apresentou uma boa validade interna e os atributos mais valorizados pelos consumidores são a economia, praticidade e modernidade do produto. Os resultados da análise fatorial foram promissores. A partir de quatro fatores extraídos, conseguiu-se representar alguns dos fatores descritos na teoria.

Biografia do Autor

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA
    Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC - MINAS Mestre em Administração pela UFMG Doutor em Administração pela UFMG Professor Adjunto do Centro Universitário UNA nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico.
  • Ednardi Pereira Torres, Centro Universitário UNA
    Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNA. Especialista em Gestão Estratégica pelo Centro Universitário UNA.
  • Nina Rosa da Silveira Cunha, Universidade Federal de Viçosa
    Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - MG. Mestra em Administração pela UFMG. Doutora em Economia Rural pela UFV. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa - MG.
  • Luiz Eduardo Leite de Moura, Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Ponte Nova/MG
    Bacharel em Direito pela Faculdade de Itaúna - MG. Bacharel em Administração pelo Centro Unversitário UNA - MG. Mestre em Administração pelo FEAD-MG. Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Ponte Nova - MG.
  • Lilian Virginia Caixeta, Barcelos Consultoria
    Tecnóloga em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA. Especialista em Gestão Estratégia de Marketing pela FEAD. Coordenadora de Comunicação e Marketing da Barcelos Consultoria.

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Publicado

24.04.2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESENVOLVIMENTO E TESTE DE UMA ESCALA PARA MENSURAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS QUE INCENTIVAM A ADOÇÃO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO SOBRE OS CARROS BI-COMBUSTÍVEIS. (2012). Nucleus, 9(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.632

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