DESENVOLVIMENTO E TESTE DE UMA ESCALA PARA MENSURAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS QUE INCENTIVAM A ADOÇÃO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO SOBRE OS CARROS BI-COMBUSTÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.632Palavras-chave:
comportamento do consumidor, adoção de novos produtos, desenvolvimento de escala.Resumo
Apesar do seu lançamento recente, nos últimos anos os automóveis bi-combustíveis alcançaram grande sucesso no mercado brasileiro. O objetivo é identificar quais são os principais atributos que são valorizados pelos consumidores. Também, criou-se uma escala para mensurar a percepção dos consumidores acerca das características – vantagem relativa, complexidade, divisibilidade, compatibilidade e comunicabilidade - que incentivam a aceitação dos automóveis bi-combustíveis, bem como, validou-se a escala e verificou-se por meio de uma análise fatorial, se os fatores que incentivam a adoção dos automóveis bi-combustíveis podem ser extraídos a partir dessa escala. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foram realizadas dez entrevistas com profissionais do setor de comercialização de veículos e com consumidores. Os resultados foram utilizados para a confecção dos questionários. Em seguida foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra. Obteve-se 261 questionários válidos. A escala apresentou uma boa validade interna e os atributos mais valorizados pelos consumidores são a economia, praticidade e modernidade do produto. Os resultados da análise fatorial foram promissores. A partir de quatro fatores extraídos, conseguiu-se representar alguns dos fatores descritos na teoria.Downloads
Publicado
24.04.2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
DESENVOLVIMENTO E TESTE DE UMA ESCALA PARA MENSURAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS QUE INCENTIVAM A ADOÇÃO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO SOBRE OS CARROS BI-COMBUSTÍVEIS. (2012). Nucleus, 9(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.632