Uma análise comparativa da satisfação dos consumidores em centros de compras planejados e não planejados

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade de São Paulo
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo
  • Nathalia Sayuri Abe Diniz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.603

Palavras-chave:

Centros de compras não-planejados, Shopping centers, Satisfação do consumidor.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo comparar os centros de compras planejados e os não planejados, considerando os atributos mais importantes para a satisfação do público universitário de Ribeirão Preto. Realizou-se um levantamento de campo em Ribeirão Preto, baseado na aplicação de um questionário estruturado segundo a escala de Likert, desenvolvido pelos autores a partir de três modelos teóricos, que analisam atributos de atração e satisfação de consumidores em centros de compras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se a técnica estatística de regressão múltipla. Dentre as principais constatações obtidas, destaca-se a delimitação de elementos que influenciam a satisfação dos consumidores tanto em centros de compras planejados quanto em centros não planejados (localização, qualidade do mix de produtos dos lojistas e variedade de lojas), além da constatação de que a satisfação dos consumidores em centros de consumo não planejados está vinculada principalmente ao desempenho individual de cada lojista, ao passo que a satisfação dos consumidores em centros comerciais planejados está vinculada ao desempenho conjunto dos lojistas. Para pesquisas futuras, sugere-se que este estudo seja ampliado para outros segmentos demográfico-geográficos de consumidores, de modo a validar os dados obtidos neste trabalho.

Biografia do Autor

  • Harrison Bachion Ceribeli, Universidade de São Paulo
    Mestre em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP) Professor Mestre da Faculdade de Orlândia Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Varejo (GEPVAR/FEARP)
  • Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP) Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Varejo (GEPVAR/FEARP)
  • Nathalia Sayuri Abe Diniz, Universidade de São Paulo
    Graduada em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP)

Downloads

Publicado

01.11.2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma análise comparativa da satisfação dos consumidores em centros de compras planejados e não planejados. (2011). Nucleus, 8(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.603

Artigos Semelhantes

1-10 de 1198

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)