Uma proposta de segmentação dos consumidores no comércio eletrônico

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade de São Paulo
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo
  • Ananda Cândido Faculdade de Orlândia

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1028

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Comércio eletrônico, Segmentação de mercado.

Resumo

Apesar do crescimento do comércio eletrônico, o comportamento do consumidor no setor ainda é um tema pouco explorado nas pesquisas acadêmicas publicadas no Brasil. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi apresentar uma proposta de segmentação dos consumidores no comércio eletrônico. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo. A amostra do estudo foi composta por 500 indivíduos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado com base na escala de Likert. Para analise dos dados, foi efetuada uma Análise de Cluster. Posteriormente, foi possível identificar dois segmentos de consumidores: os Engajados e os Simplificadores. Os consumidores classificados como Engajados estão mais preocupados em ter uma experiência de compra agradável no varejo eletrônico, valorizando diversos atributos durante o processo de compra e se engajando em atividades de busca de informações e propaganda boca-a-boca pós-compra. Por outro lado, no segmento dos consumidores Simplificadores, os indivíduos são motivados a comprar na Internet pelos preços baixos e valorizam sites com boa reputação, simplificando o processo de decisão de compra. Para estudos futuros, recomenda-se que as hipóteses levantadas durante este trabalho sejam testadas estatisticamente e analisadas.

Biografia do Autor

  • Harrison Bachion Ceribeli, Universidade de São Paulo
    Doutor em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP) Pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Administração de Varejo e Serviços no Brasil
  • Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo
    Doutor em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) Livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP) Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP)
  • Ananda Cândido, Faculdade de Orlândia
    Graduada em Administração pela Faculdade de Orlândia/Uniesp

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Publicado

30.04.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma proposta de segmentação dos consumidores no comércio eletrônico. (2014). Nucleus, 11(1). https://doi.org/10.3738/1982.2278.1028

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