DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA: DA TOTALIDADE A CENTRALIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.952Palavras-chave:
Gestão Escolar, Diretor, Escola PúblicaResumo
A administração das escolas e redes de ensino é objeto de estudo interessante à Administração uma vez que há um consenso quanto à importância da educação para o desenvolvimento dos países e dos cidadãos. O diretor é figura central e peça chave no contexto escolar. A forma de conceber a administração da escola impacta naquilo que se espera de um diretor, assim como aqueles conceitos nos quais o gestor acredita terão impacto em sua atuação. O presente trabalho busca apontar as mudanças de concepção dentro da evolução do corpo teórico de Administração Escolar e possíveis reflexos disto na forma de ver e atuar dos gestores escolares. Assim, além de traçar um quadro teórico tenta refletir quanto ao papel do diretor em cada uma das óticas. Entre os analisados estão autores clássicos (Leão, Ribeiro, Lourenço Filho e Alonso), críticos (Félix e Paro) e contemporâneos que discutem desafios ou características dos diretores na atualidade. Verificou-se que inicialmente o diretor aparece como responsável maior pela gestão da escola e atualmente preconiza-se a responsabilidade compartilhada. Conclui-se que, o diretor tem função importante na gestão da escola e a mudança de visão quanto à sua atuação não a simplificou, mas deixou-a mais complexa e dinâmica.Downloads
Publicado
30.10.2014
Edição
Seção
Artigos
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DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA: DA TOTALIDADE A CENTRALIDADE?. (2014). Nucleus, 11(2), 69-84. https://doi.org/10.3738/1982.2278.952