LEGISLAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS E CIENTÍFICOS NO USO DE ANIMAIS: REVISÃO

Autores/as

  • Franciele de Faria Paulista
  • Ezequias Patrocinio Rosa Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1264

Palabras clave:

Experimentação animal, Vivissecção, Recursos alternativos

Resumen

O uso de animais vivos na pesquisa científica e/ou em atividades de ensino traz à tona dilemas éticos de ampla repercussão na sociedade contemporânea. No presente trabalho busca-se abordar a experimentação animal desde o seu conceito; o seu desenvolvimento ao longo da história e principais casos de experimentação animal nos dias atuais com uma específica abordagem à legislação. Também ousa-se esclarecer alguns pontos sobre a vivissecção que também se caracteriza como um tipo de experimentação animal. Sobre todos os itens abordados, defende-se o posicionamento de que o animal caracteriza uma vida que tem dor e sentimentos, tais como medo, tristeza, ansiedade e, desta forma, incuti-se a idéia de que a experimentação deve ser feita somente quando não existirem recursos alternativos, e não existindo, deve ser feito de forma a proporcionar o menor sofrimento possível tanto físico como psíquico ao animal.

Publicado

2014-10-23

Cómo citar

LEGISLAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS E CIENTÍFICOS NO USO DE ANIMAIS: REVISÃO. (2014). Nucleus. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1264

Artículos similares

1-10 de 170

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.