LEGISLAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS E CIENTÍFICOS NO USO DE ANIMAIS: REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1264Palabras clave:
Experimentação animal, Vivissecção, Recursos alternativosResumen
O uso de animais vivos na pesquisa científica e/ou em atividades de ensino traz à tona dilemas éticos de ampla repercussão na sociedade contemporânea. No presente trabalho busca-se abordar a experimentação animal desde o seu conceito; o seu desenvolvimento ao longo da história e principais casos de experimentação animal nos dias atuais com uma específica abordagem à legislação. Também ousa-se esclarecer alguns pontos sobre a vivissecção que também se caracteriza como um tipo de experimentação animal. Sobre todos os itens abordados, defende-se o posicionamento de que o animal caracteriza uma vida que tem dor e sentimentos, tais como medo, tristeza, ansiedade e, desta forma, incuti-se a idéia de que a experimentação deve ser feita somente quando não existirem recursos alternativos, e não existindo, deve ser feito de forma a proporcionar o menor sofrimento possível tanto físico como psíquico ao animal.Descargas
Publicado
2014-10-23
Número
Sección
Seção I
Licencia
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Cómo citar
LEGISLAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS E CIENTÍFICOS NO USO DE ANIMAIS: REVISÃO. (2014). Nucleus. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1264