DIVERSIDADE DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES CULTIVOS AGRÍCOLAS NA REGIÃO SUDESTE DO TOCANTINS

Autores/as

  • Pedro Henrique Haddad Araújo IFTO
  • Carmen Maria Coimbra Manhaes IFTO
  • Gessica de Souza Azevedo Universidade Federal Rural da Amazônia- Campus de Parauapebas-Pará
  • Alax Escariblune Nascimento Milhomen IFTO
  • Thaynara Suarte Alves IFTO

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1990

Palabras clave:

Ananas comosus L., Dianópolis, fauna edáfica, Ipomoea batatas, Saccharum spp.

Resumen

O solo é considerado a “casa” de diversos organismos que podem influenciar suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Sendo de grande importância o estudo destes organismos. A macrofauna do solo compreende os organismos que permanecem no solo durante uma ou mais fases do seu desenvolvimento. Buscou-se neste experimento caracterizar os grupos taxonômicos da macrofauna do solo em áreas cultivadas com as culturas da cana-de-açúcar, batata-doce e abacaxi na área experimental do IFTO - Campus Dianópolis. A metodologia utilizada se baseia no método da armadilha Provid. Foram instaladas 3 armadilhas nas áreas cultivadas com cana-de-açúcar, batata-doce e abacaxi, cada armadilha foi formada por uma garrafa plástica tipo Pet com capacidade de dois litros contendo três aberturas na forma de janelas com dimensões de 6 x 3 cm na altura de 20 cm de sua base. As armadilhas foram retiradas da área experimental após decorridos 7 dias. Através da catação manual, procedeu-se a identificação em nível de grandes grupos taxômicos e contagem dos organismos da macrofauna do solo. O grupo taxonômico encontrado em maior quantidade nos solos cultivados com cana-de-açúcar e batata-doce foi a ordem Hymenoptera, com predomínio de formigas. Já no solo cultivado com abacaxi foi a ordem Coleoptera. A riqueza de grupos encontrada nos três cultivos foi considerada baixa. No entanto, os Índices de Shannon e Pielou encontrados nos cultivos de cana-de-açúcar e abacaxi foram considerados altos.

Biografía del autor/a

  • Pedro Henrique Haddad Araújo, IFTO
    Estudante de Engenharia Agronômica do IFTO
  • Carmen Maria Coimbra Manhaes, IFTO
    Engenheira Agrônoma, Mestre em Produção Vegetal - Solos e Nutrição de Plantas, Doutora em Produção Vegetal - Engenharia e Economia na Agricultura. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO.
  • Gessica de Souza Azevedo, Universidade Federal Rural da Amazônia- Campus de Parauapebas-Pará
    Estudante de graduação de Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia- Campus de Parauapebas-Pará
  • Alax Escariblune Nascimento Milhomen, IFTO
    Estudante de Engenharia Agronômica do IFTO
  • Thaynara Suarte Alves, IFTO
    Estudante de Engenharia Agronômica do IFTO

Publicado

2018-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

DIVERSIDADE DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES CULTIVOS AGRÍCOLAS NA REGIÃO SUDESTE DO TOCANTINS. (2018). Nucleus, 15(1), 399-406. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1990

Artículos similares

11-20 de 76

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a