ESTIMATIVA DE PARÂMETROS DE VARIAÇÃO GENÉTICA EM PROGÊNIES F2 DE SOJA E GENITORES COM PRESENÇA E AUSÊNCIA DE LIPOXIGENASES

Autores/as

  • Elonha Rodrigues Santos Universidade de Brasília
  • Carlos Roberto Spehar Universidade de Brasília
  • Aristoteles Capone Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Roberto Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2169

Palabras clave:

cruzamento biparental. herdabilidade. correlação. CVg/CVe. dispersão gráfica

Resumen

Objetivou-se com este trabalho estimar parâmetros genéticos (herdabilidade, coeficiente de variação genética e razão da variação genética e ambiental CVg/CVe), calcular as correlações fenotípicas e dispersão gráfica entre caracteres agronômicos em populações de soja formadas por cruzamento biparentais e seus genitores. A seleção foi concentrada em altura de plantas (AP) e de inserção de vagem (AIV), número de dias para maturação (NDM), número de vagens por planta (NVP) e rendimento de grãos (RG). O experimento foi conduzido no Distrito Federal, latitude 15°56’S, longitude 47°56’W e altitude de 1.080 m, em latossolo vermelho amarelo. A semeadura foi realizada em dezembro de 2013. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por 22 genótipos (10 genitores e 12 cruzamentos). A parcela experimental foi constituída por uma linha com 2,5 m de comprimento, espaçada por 100 cm. A análise mostrou ganhos para os caracteres estudados, medidos pela herdabilidade (ha2). A razão CVg/CVe mostrou seleção favorável para NDM, AP, NVP e RG. A maior variabilidade genética (CVg) encontrada foi para NVP e RG. As correlações apresentaram magnitude média entre os caracteres NDM e AP, NDM e AIV, AP e AIV, AP e NVP, e NVP e RG. A seleção por NVP resulta em maior rendimento por planta. A dispersão gráfica permitiu observar os genótipos de forma isolada, indicando os cruzamentos mais promissores para serem avançados no procedimento de seleção.

Biografía del autor/a

  • Elonha Rodrigues Santos, Universidade de Brasília
    Engenheira Agrônoma; Mestre em Produção Vegetal (área de concentração de melhoramento vegetal) e Doutoranda em Agronomia (linha de pesquisa melhoramento vegetal) pela Universidade de Brasilia (UnB). Tem experiência em Fitotecnia e Fisiologia Vegetal. Experiencia com as principais culturas: soja, cana-de-açúcar, feijão-caupi e girassol (atuando principalmente com pesquisa).
  • Carlos Roberto Spehar, Universidade de Brasília
    Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1973), com mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de Wisconsin, Madison, EUA (1977) e doutorado em Genética, Melhoramento e Nutrição de Plantas pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (1989). Atuou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, entre 1974 e 2006, tendo contribuído à obtenção de cultivares e definição de tecnologia ao cultivo comercial de soja. A partir dos anos 1990, iniciou pesquisa pioneira com amaranto e quinoa no Brasil, culminando com a recomendação de cultivares e tecnologia de produção. Tem participado do curso de pós-graduação, mestrado e doutorado, em Ciências Agrárias da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), desde 1992. Ministra as disciplinas Leguminosas Graníferas Adaptadas ao Cerrado, com ênfase a sistemas integrados de produção e Melhoramento Genético de Grandes Culturas, objetivando adaptar cultivos para a diversificação agrícola e alimentar. Professor adjunto aprovado por concurso público, desde 2010, dedica-se ainda às disciplinas de Introdução a Agronomia e Ciências Ambientais, Grandes Culturas e Culturas Graníferas de Inverno do curso de graduação em agronomia, orientando estudantes em estágio supervisionado. As experiências em pesquisa, ensino e extensão, cobrindo os temas de melhoramento e manejo das grandes culturas e espécies inovadoras, se refletem nos vários trabalhos publicados em revistas indexadas, além de livros e capítulos. Lidera projeto focado na adaptação de espécies para produção de grãos, proteção do solo e diversificação da agricultura, cuja atuação compreende: adaptação, seleção, obtenção de cultivares; desenvolvimento de tecnologia de cultivo e fomento; identificação de usos visando à diversidade agrícola e alimentar; inclusão de espécies vegetais nos sistemas produtivos, aumentando a perspectiva de sustentação. Dentre os cultivos em estudo incluem-se, além de amaranto e quinoa, kenaf, tef, gergelim, guandu, cártamo, grão-de-bico, cevada e outros potencialmente adaptáveis, cujos trabalhos encontram-se na fase inicial. Ademais, tem atuado como editor e revisor de trabalhos para revistas indexadas e consultor ad hoc, à FAO, ao CNPq e Agência Brasileira de Cooperação, dentre várias instituições de pesquisa e desenvolvimento.
  • Aristoteles Capone, Universidade Federal do Tocantins
    Possui graduação em Agronomia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2007), Monografia Cultura da Cana de Açúcar. Mestrado em Produção Vegetal com enfase em Fitotecnia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010), Dissertação Cultura do Girassol. Doutorado em Produção Vegetal com enfase em Melhoramento Genético de Plantas (2015), Tese Cultura da Soja para Alimentação Humana. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Produtividade, Cultivares, Extensão Rural, Fitossanidade e manejo. Trabalhos com culturas de Cana de Açúcar, Milho, Sorgo, Girassol e Soja.

Publicado

2018-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ESTIMATIVA DE PARÂMETROS DE VARIAÇÃO GENÉTICA EM PROGÊNIES F2 DE SOJA E GENITORES COM PRESENÇA E AUSÊNCIA DE LIPOXIGENASES. (2018). Nucleus, 15(1), 61-70. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2169

Artículos más leídos del mismo autor/a