Mudanças no Trabalho Docente no Contexto de uma Universidade Intercultural: Reflexões sobre as Narrativas dos Professores

Autores/as

  • Valério Carvalho Filho
  • Ana Cristina Batista dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2751

Resumen

O texto socializa os resultados de uma pesquisa que partiu da seguinte questão norteadora: como a experiência laboral em uma universidade intercultural modifica o trabalho docente? O objetivo da pesquisa foi compreender as mudanças emergentes no trabalho docente no contexto de uma universidade intercultural. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, que teve como campo empírico uma universidade criada a partir dos princípios de cooperação solidária internacional e com uma proposta essencialmente fundamentada na interculturalidade. Foram realizadas entrevistas com sete docentes de variadas formações, áreas de atuação, tempo de carreira e tempo de instituição. As falas foram analisadas com a técnica da análise temática de conteúdo. Foram identificados os seguintes temas: novas possibilidades, novos sentidos associados ao trabalho, novos fazeres e novas formações. Além desses temas, os resultados permitem inferir que a falta de um projeto pedagógico institucional claramente voltado para a interculturalidade tem gerado um contexto de desafios e de instabilidade para o profissional docente, podendo vir a se tornar emocionalmente e psiquicamente desequilibrante.

Publicado

2018-05-09

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Mudanças no Trabalho Docente no Contexto de uma Universidade Intercultural: Reflexões sobre as Narrativas dos Professores. (2018). Nucleus, 15(1), 291-306. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2751