Mudanças no Trabalho Docente no Contexto de uma Universidade Intercultural: Reflexões sobre as Narrativas dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2751Resumo
O texto socializa os resultados de uma pesquisa que partiu da seguinte questão norteadora: como a experiência laboral em uma universidade intercultural modifica o trabalho docente? O objetivo da pesquisa foi compreender as mudanças emergentes no trabalho docente no contexto de uma universidade intercultural. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, que teve como campo empírico uma universidade criada a partir dos princípios de cooperação solidária internacional e com uma proposta essencialmente fundamentada na interculturalidade. Foram realizadas entrevistas com sete docentes de variadas formações, áreas de atuação, tempo de carreira e tempo de instituição. As falas foram analisadas com a técnica da análise temática de conteúdo. Foram identificados os seguintes temas: novas possibilidades, novos sentidos associados ao trabalho, novos fazeres e novas formações. Além desses temas, os resultados permitem inferir que a falta de um projeto pedagógico institucional claramente voltado para a interculturalidade tem gerado um contexto de desafios e de instabilidade para o profissional docente, podendo vir a se tornar emocionalmente e psiquicamente desequilibrante.Downloads
Publicado
09.05.2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
Mudanças no Trabalho Docente no Contexto de uma Universidade Intercultural: Reflexões sobre as Narrativas dos Professores. (2018). Nucleus, 15(1), 291-306. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2751