DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO CRIMINAL AMBIENTAL BRASILEIRA

Autores/as

  • Rusvelt Haialas Luiz Leal Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
  • Amanda Ferreira Prata Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
  • Rafaela Bento Sanches Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
  • Andre Luis Barbosa Jardini Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4182

Palabras clave:

Educação Ambiental, Crimes Ambientais, Recursos Hídricos,

Resumen

A proteção dos recursos hídricos é fundamental para o alcance da sustentabilidade ambiental e, também, para o bem-estar do povo brasileiro, seja em relação às atuais e futuras gerações. Nesse sentido, e até como forma de implemento dessa proteção, a legislação, aqui especialmente considerada a Lei n. 9.605/98, desempenha papel fundamental no sentido de estabelecer normas e penalidades para as atividades que podem afetar a qualidade e a disponibilidade da água. No entanto, ainda subsistem sérios desafios, incluindo a falta de supervisão eficaz e a impunidade dos infratores. É importante promover a consciência ambiental e a participação pública na conservação da água através do fortalecimento da educação ambiental e do estabelecimento de mecanismos eficientes e eficazes de fiscalização. É necessária uma abordagem integrada para garantir a gestão sustentável da água no Brasil e um ambiente saudável, especialmente para as gerações vindouras. Isto requer a colaboração entre governo, o setor privado e a sociedade civil, e investimento em tecnologias para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Além disso, ao adotar uma abordagem holística à gestão dos ecossistemas aquáticos, é importante reconhecer as inter-relações entre os recursos hídricos e outros aspectos do ambiente, como a biodiversidade e as alterações climáticas. Finalmente, a implementação eficaz das políticas e regulamentos existentes e a promoção da responsabilidade social e empresarial são essenciais para enfrentar os desafios emergentes e garantir a conservação da água.

Biografía del autor/a

  • Rusvelt Haialas Luiz Leal, Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
    Graduando em direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
  • Amanda Ferreira Prata, Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
    Graduanda em direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
  • Rafaela Bento Sanches, Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
    Graduanda em direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
  • Andre Luis Barbosa Jardini, Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM - Ituverava/SP.
    Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2000), possui os Títulos de Especialista em Direito Processual Penal pela Escola Paulista da Magistratura, de Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus Franca (2008) e de Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito/FADISP. Exerce o cargo de Delegado de Polícia do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase nas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Medicina Legal. É Professor das cadeiras de Investigação Policial e Inquérito Policial da Academia de Polícia Doutor Coriolano Nogueira Cobra.

Publicado

2024-04-11

Cómo citar

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO CRIMINAL AMBIENTAL BRASILEIRA. (2024). Nucleus, 1(1), 147-152. https://doi.org/10.3738/1982.2278.4182

Artículos similares

1-10 de 444

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.