OS ENFRENTAMENTOS EM BUSCA PELA INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.3738//1982.2278.870Palabras clave:
Interdisiplinaridade, fragmentação do conhecimento, ensinoResumen
O termo interdisciplinaridade apresenta como núcleo central a expressão disciplina, logo a compreensão de interdisciplinaridade passa necessariamente pelo entendimento de disciplina. O principio positivista se norteia na divisão do conhecimento em áreas específicas, a fim de promover uma profundidade maior em uma área mais restrita do conhecimento, assim o termo disciplina seja no campo epistemológico ou no campo pedagógico, representa uma imposição de limites de atuação, metodologias próprias, linguagens entre outros. Esses limites fragmentam o conhecimento e a realidade o que dificulta uma visão mais global e totalitária da realidade. Na literatura o termo interdisciplinaridade não possui uma definição única, porém parece um consenso entre diversos autores como Morin, Fazenda, Pombo, Lenoir entre outros, que a interdisciplinaridade se apresenta como uma alternativa na fragmentação do conhecimento e os projetos interdisciplinares não passam pela extinção entre as disciplinas e sim pela busca da religação entre os saberes contidos em cada área do conhecimento, revitalizando as interrelações e interseções entre eles, seja através de uma atitude interdisciplinar como defende Fazenda ou no modo de pensar como defende Morin.Descargas
Publicado
2013-04-30
Número
Sección
Artículos
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OS ENFRENTAMENTOS EM BUSCA PELA INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR. (2013). Nucleus, 10(1). https://doi.org/10.3738//1982.2278.870