CONCESSÃO DE CRÉDITO PELAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS

Autores

  • Vanessa Piovesan Rossato Universidade Federal de Santa Maria
  • Nelson Guilherme Machado Pinto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3021

Palavras-chave:

Crédito, Concessão de Crédito, Instituições Brasileiras.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar as evidências empíricas de estudos sobre a concessão de crédito pelas instituições brasileiras nos últimos dez anos (2008-2017), verificando o comportamento dessa temática nas diversas regiões do país. Além disso, foram analisadas questões relacionadas ao panorama desses estudos a fim de verificar em quais pontos os trabalhos futuros desse tema podem vir a avançar. A partir da análise dos estudos publicados dentro da temática nota-se a existência de alguns pontos que não são aprofundados e que podem avançar por meio de estudos futuros. Dentre esses pontos estão: explorar métodos pouco utilizados nessa temática como análise envoltória de dados, testes estatísticos de diferença de média. Ademais, sugere-se investigar com maior profundidade o tema com outros assuntos, como, o campo das finanças comportamentais, uma vez que o tema está em voga e é estudado como multidisciplinar.

Biografia do Autor

  • Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmica de Administração e Bolsista de Iniciação Científica da UFSM
  • Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria
    Professor Adjunto do Departamento de Administração da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da UFSM

Downloads

Publicado

30.04.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCESSÃO DE CRÉDITO PELAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS. (2020). Nucleus, 17(1), 319-341. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3021

Artigos Semelhantes

11-20 de 1167

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)