GIOBLASTOMA MULTIFORME PEDIÁTRICO: REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Maria Eduarda Inácio Nassif UNIFRAN - Universidade de Franca
  • Lívia Moreira Carvalho
  • Ronara Rodrigues de Queiroz
  • Maria Gabriela Rodrigues Gontijo Faculdade Dr. Francisco Maeda- FAFRAM

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4102

Palavras-chave:

Palavras chave, Nanopartículas, Astrocitoma, Terapia, Câncer Infantil, Biomarcadores.

Resumo

RESUMO: O câncer é uma patologia que tem como característica o crescimento desordenado de células, estas, de forma agressiva, podem acometer qualquer área do corpo, provocando o surgimento e crescimento de tumores. A incidência de câncer entre os seres humanos cresce a cada ano, podendo chegar a 21 milhões de pessoas até o ano de 2030, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) são os mais presentes dentro da pediatria, um tipo de tumor cerebral conhecido como Gioblastoma Multiforme, afeta as células da glia que tem como função o suporte e a nutrição dos neurônios. O desequilíbrio homeostático provocado por esses tumores e os locais onde eles residem acabam provocando a ineficiência da terapia, levando a incapacidade dos fármacos de chegar até o local em sua dose recomendada, podendo também atingir regiões do SNC que podem prejudicar a saúde de paciente, não alcançando o real objetivo esperado. Não há validação da origem dessa malignidade, podendo ser genética ou ambiental (química). Os estudos dentro da pediatria são escassos e as terapias como cirurgia, quimioterapia e radioterapia ainda não são eficientes, aumentando a sobrevida do paciente em pouco mais de um ano. O uso da moderna técnica de nanopartículas é recente e raro, porém é um grande passo para se alcançar o propósito que é uma terapia que leve à cura do Gioblastoma Multiforme. Palavras chave: Nanopartículas; Astrocitoma; Terapia; Câncer Infantil; Biomarcadores.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Inácio Nassif, UNIFRAN - Universidade de Franca
    Área da saúde: Medicina
  • Lívia Moreira Carvalho
    Graduanda do curso de Medicina - Universidade de Franca- UNIFRAN.
  • Ronara Rodrigues de Queiroz
    Graduanda do curso de Medicina - Universidade de Franca- UNIFRAN.
  • Maria Gabriela Rodrigues Gontijo, Faculdade Dr. Francisco Maeda- FAFRAM
    Especialista em UTI geral. Especialista em Docência do ensino médio, técnico e superior. Especializanda em Enfermagem Nefrologia e Urologia. Graduação em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem – Faculdade Dr. Francisco Maeda -FAFRAM.

Downloads

Publicado

30.04.2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GIOBLASTOMA MULTIFORME PEDIÁTRICO: REVISÃO NARRATIVA. (2023). Nucleus, 20(1), 107-132. https://doi.org/10.3738/1982.2278.4102

Artigos Semelhantes

51-55 de 55

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.