OS ENFRENTAMENTOS EM BUSCA PELA INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR

Autores

  • Vinicius Pereira Gomes Unigranrio
  • Gabriela Girão Albuquerque Unigranrio
  • Cleonice Puggian Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.3738//1982.2278.870

Palavras-chave:

Interdisiplinaridade, fragmentação do conhecimento, ensino

Resumo

O termo interdisciplinaridade apresenta como núcleo central a expressão disciplina, logo a compreensão de interdisciplinaridade passa necessariamente pelo entendimento de disciplina. O principio positivista se norteia na divisão do conhecimento em áreas específicas, a fim de promover uma profundidade maior em uma área mais restrita do conhecimento, assim o termo disciplina seja no campo epistemológico ou no campo pedagógico, representa uma imposição de limites de atuação, metodologias próprias, linguagens entre outros. Esses limites fragmentam o conhecimento e a realidade o que dificulta uma visão mais global e totalitária da realidade. Na literatura o termo interdisciplinaridade não possui uma definição única, porém parece um consenso entre diversos autores como Morin, Fazenda, Pombo, Lenoir entre outros, que a interdisciplinaridade se apresenta como uma alternativa na fragmentação do conhecimento e os projetos interdisciplinares não passam pela extinção entre as disciplinas e sim pela busca da religação entre os saberes contidos em cada área do conhecimento, revitalizando as interrelações e interseções entre eles, seja através de uma atitude interdisciplinar como defende Fazenda ou no modo de pensar como defende Morin.

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Publicado

30.04.2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS ENFRENTAMENTOS EM BUSCA PELA INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR. (2013). Nucleus, 10(1). https://doi.org/10.3738//1982.2278.870

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