CONTAÇÃO OU LEITURA: DOIS MOMENTOS MÁGICOS DA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Paola B. Aguiar Andrade Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1433

Palavras-chave:

Aprendizagem

Resumo

O trabalho discorre sobre dois momentos de leitura apresentados para crianças do 1º estágio da Educação Infantil. Para tanto se apresenta um projeto já realizado de um Contador de Histórias e também um projeto de Leitura para subsidiar a pesquisa. O objetivo dessa pesquisa é levar as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e ajudá-las no seu crescimento criativo e cognitivo por meio da participação dos pais e da professora regente nas questões de leitura, contação de histórias e declamação de poesias. Os procedimentos metodológicos se dão pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso, observando o seu desenvolvimento e resultados. Tudo isso mostra que o professor deve fazer uso da Literatura Infantil, de forma variada, em sala de aula ou não, pois a história contada, lida, desenhada, dramatizada, estimula a imaginação das crianças, fazendo-as pensar, indagar, tornando-as leitoras críticas e autônomas.

Biografia do Autor

  • Paola B. Aguiar Andrade, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava
    Profª Me da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, nos cursos de Letras e Pedagogia.

Downloads

Publicado

30.04.2015

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>