RESISTÊNCIA DO Rhipicephalus (Boophilus) microplus AOS CARRAPATICIDAS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Otávio Luiz Fidelis junior Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - câmpus de Jaboticabal
  • Paulo Henrique Sampaio Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - câmpus de Jaboticabal
  • Pedro Paulo Maia Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR)
  • Marcos Rogério André Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - câmpus de Jaboticabal
  • Fabiano Antonio Cadioli Faculdade de Medicina Veterinária, UNESP - câmpus de Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.3738//1982.2278.1037

Palavras-chave:

Carrapato, ectoparasiticidas, resistência

Resumo

O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é o principal ectoparasito de bovinos e esta associado à transmissão de doenças, causando grandes prejuízos econômicos a indústria da pecuária no geral. O surgimento de populações de carrapatos R.(B) microplus resistentes aos carrapaticidas comerciais é um problema observado em muitas propriedades rurais no mundo, gerando um prejuízo de aproximadamente US$ 7 bilhões por ano. O uso correto dos princípios ativos carrapaticidas existentes e conhecimento das diversas formas de resistência do R. (B) microplus a estes princípios são de grande valia para prevenir ou então diagnosticar precocemente o aparecimento da resistência nas diversas populações deste ectoparasita.

Biografia do Autor

  • Otávio Luiz Fidelis junior, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - câmpus de Jaboticabal
    possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) , curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes (2003) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Instituto de Educação São Miguel Arcanjo (2000) , ensino-medio-segundo-grau pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (2003) e residencia-medica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) . Atualmente é Mestrando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Clinica Médica de Grandes Animais, Clinica Cirúrgica de Grandes Animais, Anestesiologia de Grandes Animais, Residência.
  • Paulo Henrique Sampaio, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - câmpus de Jaboticabal
    Graduado em Medicina Veterinária no Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). Mestrado em Medicina Veterinária, Clínica Médica Veterinária na UNESP - Jaboticabal. Atualmente Doutorando na área de Clínica Médica Veterinária na UNESP - Jaboticabal.
  • Pedro Paulo Maia Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR)
    Medico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no ano de 2008. Realizou Aprimoramento em Reprodução de Caprinos e Ovinos pelo Centro de Pesquisa em Caprinos e Ovinos do Estado do Pará (CPCOP/UFRA) no ano de 2008. Mestre em Cirurgia Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV/UNESP) em 2010, Doutor em Medicina Veterinária (Reprodução Animal) pela mesma universidade em 2013. Professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), atuando nas áreas de Medicina Veterinária com ênfase em Obstetrícia Veterinária; Clínica e Cirurgia de Grandes Animais; Reprodução Animal; Videocirurgia; Produção de ruminantes (com ênfase em ovinos e caprinos).
  • Marcos Rogério André, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - câmpus de Jaboticabal
    Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2004). Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (2008). Doutor em Medicina Veterinária em 2012 (área de concentração Medicina Veterinária Preventiva) na mesma instituição, com período sanduíche na Johns Hopkins School of Medicine. Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista (2012-2013). Atualmente, Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP Jaboticabal), ministrando aulas no conjunto de disciplinas Parasitologia Veterinária I e II, Parasitologia Zootécnica e Parasitologia. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Parasitologia Veterinária, atuando principalmente na caracterização molecular e diagnóstico sorológico de agentes transmitidos por artrópodes vetores em animais domésticos, selvagens e seres humanos, e no estudo da competência vetorial de carrapatos para patógenos de importância médica e veterinária. Realiza projetos de pesquisa em colaboração com a Johns Hopkins School of Medicine (EUA), University of Georgia (EUA) e University of California, Davis (EUA).
  • Fabiano Antonio Cadioli, Faculdade de Medicina Veterinária, UNESP - câmpus de Araçatuba
    Graduado em Medicina Veterinária pela FCAV/Unesp (1996), residência em Clínica Médica de Grandes Animais junto ao Programa de Residência do HV "Laudo Natel"/FCAV/Unesp (1997 e 1998), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Medicina Veterinária, área de Clínica Médica pela FCAV/Unesp. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto a disciplina de CLÍNICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS da FMV/Unesp - Campus de Araçatuba. Vinculado ao Programa de PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DA FCAV/UNESP, junto ao qual orienta alunos nos níveis Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças de grandes animais, bem estar animal, tripanosomíases animais e relação-parasita hospedeiro.

Downloads

Publicado

04.08.2014

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>