MORFOFISIOLOGIA, AFECÇÕES E DIAGNÓSTICO ULTRASSONOGRÁFICO DA GLÂNDULA MAMÁRIA EM BOVINOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Raiza Araujo Braga Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Stella Maris Teobaldo Tironi Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Agusto Ryonosuke Taira Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Mariana Gonçalves Oliveira Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Denis Vinícius Bonato Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Dayane Priscila Vrisman Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Marlon Richard Hilário da Silva Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.
  • Pedro Paulo Maia Teixeira Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus CEDETEG, Departamento de Medicina Veterinária. Guarapuava, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1168

Palavras-chave:

úbere, mastite, ultrassom, diagnóstico, exame

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de como é feito o diagnóstico da mastite por ultrassonografia, além de avaliar as lesões e alterações do tecido da glândula mamária quando há inflamação no úbere. Mastite é uma doença infecciosa, prevalecendo em vacas leiteiras de maior produção, causando perdas produtivas e econômicas nos rebanhos. Pode ser classificada de acordo com manifestação clínica ou subclínica e de acordo com patógenos envolvidos como mastite ambiental ou contagiosa, podendo ser causada por bactérias, fungos, leveduras ou algas. O diagnóstico da mastite é feito frequentemente através de CCS, CMT, bacteriologia. Contudo, na medicina veterinária já é possível diagnosticar afecções no úbere com o uso da ultrassonografia. O aparelho de ultrassom mostra que no úbere hígido, o parênquima apresenta-se ecoico, porém nos casos de mastite, se torna hiperecoico e dependendo do agente invasor, pode haver a presença de abscesso, formação de gás e edema. Através disto observou-se que é possível fazer o diagnóstico de afecções deste órgão com exames de imagem, e aplicar um tratamento adequado para cada alteração.

Downloads

Publicado

29.05.2015

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 63

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.