RELATO DE RUPTURA DE URETRA POR URÓLITO EM CÃO COM BEXIGA DUPLA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1941Resumo
O sistema urinário possui um mecanismo de filtração e eliminação de substâncias residuais. Quando não ocorre tal eliminação, a urina do animal fica supersaturada, facilitando assim pequenas formações de cristais, chamados de urólitos. A urolitíase é uma afecção frequente na clínica de pequenos animais. Essa doença pode estar relacionada a dieta, obesidade, raça, idade, sedentarismo, redução do consumo de líquidos e infecções bacterianas. O animal com urolitíase pode apresentar sintomas como disúria, hábitos urinários alterados, hematúria, micção frequente e até lesões no trato urinário. Para o diagnóstico é necessário avaliação clínica e exames complementares. Este trabalho relata o caso de um cão, macho da raça Shih Tzu, de três meses de idade, atendido no Hospital Veterinário Dr. Francisco de Maeda, Ituverava/SP, diagnosticado com urolitíase e bexiga dupla, sendo que o tratamento reuniu três técnicas cirúrgicas: urestrostomia, celiotomia exploratória e orquiectomia bilateral e tratamento clínico.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELATO DE RUPTURA DE URETRA POR URÓLITO EM CÃO COM BEXIGA DUPLA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 146. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1941