ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1957Resumo
Este artigo se propõe a analisar as estratégias de alfabetização na educação especial na área da deficiência intelectual. Como objetivos foram postos um aprofundamento com bases científicas e empíricas sobre como o processo de alfabetização, e consequentes intervenções no campo das estratégias para alfabetização destinadas aos deficientes intelectuais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Foram analisados dezesseis alunos, todos frequentando Escola Municipal e a Sala de Recursos. O estudo traz as principais características de deficiência intelectual, os métodos de alfabetização que fundamentam essa proposta e sua aplicabilidade. Na finalização da pesquisa são demonstrados os resultados obtidos e a importância dos processos alternativos na área da deficiência intelectual com propósito de impedir que tentativas fracassadas interfiram na motivação de aprendizagem da leitura e escrita desses alunos.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 251. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1957