ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros Unesp Franca - Programa de Pós Graduação e Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas - PAPP
  • Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade Unesp Franca - Programa de Pós Graduação e Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas - PAPP

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1958

Resumo

O processo de alfabetização de crianças deficientes visuais acontece da mesma forma que o da criança vidente. Os objetivos de alfabetização também são os mesmos, porém os caminhos a serem trilhados são diferentes. Nesse prisma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de alfabetização do educando deficiente visual, suas especificidades e as metodologias utilizadas para a obtenção de melhores resultados. A metodologia adotada foi o estudo de caso utilizando-se de observações como fonte de coleta de dados. Ao final pode-se perceber que o processo de alfabetização exige dedicação do professor uma vez que, as práticas de alfabetização dependem de recursos pedagógicos diferenciados, planejamentos específicos e diferentes estratégias. Portanto, cabe ao professor compreender as necessidades dos educandos e possibilitar as melhores práticas para sua alfabetização.

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 249. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1958