ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros Unesp Franca - Programa de Pós Graduação e Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas - PAPP
  • Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade Unesp Franca - Programa de Pós Graduação e Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas - PAPP

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1958

Resumo

O processo de alfabetização de crianças deficientes visuais acontece da mesma forma que o da criança vidente. Os objetivos de alfabetização também são os mesmos, porém os caminhos a serem trilhados são diferentes. Nesse prisma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de alfabetização do educando deficiente visual, suas especificidades e as metodologias utilizadas para a obtenção de melhores resultados. A metodologia adotada foi o estudo de caso utilizando-se de observações como fonte de coleta de dados. Ao final pode-se perceber que o processo de alfabetização exige dedicação do professor uma vez que, as práticas de alfabetização dependem de recursos pedagógicos diferenciados, planejamentos específicos e diferentes estratégias. Portanto, cabe ao professor compreender as necessidades dos educandos e possibilitar as melhores práticas para sua alfabetização.

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava