Esporotricose em gatos: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1998Resumo
Esporotricose é uma grave infecção micótica causada pelo fungo Sporothrix schenckii transmitida através da implantação traumática do agente na pele ou tecido subcutâneo. Atinge várias espécies animais, sendo os felinos de importância fundamental na cadeia epidemiológica da enfermidade, que é de caráter zoonótico. Seu prognóstico é reservado e o diagnóstico deve ser feito rapidamente para aumentar as chances de sobrevivência do animal e diminuir a disseminação da doença. O presente trabalho relata um caso de esporotricose em uma gata atendida no Hospital Veterinário da Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM, Ituverava, SP, diagnosticada em tempo hábil de preservar a vida do animal. A gata convivia com outros animais e tinha livre acesso a rua, o que evidencia seu alto potencial de disseminação da doença, Após obtenção da resenha e do exame clínico do animal, foi realizada coleta de fragmento das feridas para exame histológico, tendo sido confirmado o diagnóstico de esporotricose. O tratamento foi realizado com antifúngico itraconazol 0,2 ml duas vezes ao dia por 15 dias, antibiótico cefalexina 2 ml duas vezes ao dia por 20 dias e uso tópico de cetoconazol. Após 15 dias de tratamento as feridas já estavam em processo de cicatrização, sendo observada a cura total após 35 dias de tratamento. Entretanto, esse foi prolongado por três meses, conforme protocolos terapêuticos amplamente preconizados para prevenir recidivas.. Em vistas da grande importância da esporotricose, tanto na saúde veterinária, como na saúde pública humana o presente trabalho ressalta a importância de melhor conhecimento sobre os principais aspectos clínicos e epidemiológicos da doença para possibilitar um diagnóstico precoce da afecção e, desta forma diminuir sua disseminação nas populações animais e humana.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Esporotricose em gatos: Relato de caso. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 154. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1998