OCORRÊNCIA DE ANIMAIS TROMBOCITOPÊNICOS E FREQUÊNCIA DE ASSOCIAÇÃO COM ERLIQUIOSE EM CÃES E GATOS ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA VETERINÁRIA NA CIDADE DE ITUVERAVA-SP
Resumo
Trombocitopenia consiste na diminuição do número de plaquetas no sangue, caracteriza-se como um distúrbio de alta relevância clínica, pois pode levar os animais acometidos a quadros hemorrágicos. O presente trabalho verificou a frequência de trombocitopenia em cães e gatos atendidos em uma clínica veterinária localizada no município de Ituverava-SP, entre julho e dezembro de 2016, correlacionando a mesma com a ocorrência de erliquiose. Nesse período foram realizados 432 hemogramas sendo encontrados 108 (25%) animais trombocitopênicos. Entre estes, 67 apresentavam erliquiose, sendo essa infecção considerada a causa mais frequente (62%) da diminuição do número de plaquetas. A trombocitopenia decorrente das demais causas representaram 38%, ocorrendo em 41 dos 108 animais trombocitopênicos. Portanto, conclui-se que a erliquiose é uma das afecções que mais contribuíram para a ocorrência de trombocitopenia, porém evidencia que não é a única causa determinante, e que outras afecções devem ser consideradas diante um hemograma que revele trombocitopenia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).