ATUAÇÃO DA MORINDA CITRIFOLIA (NONI) ASSOCIADA AO TRATAMENTO CONVENCIONAL DE CÃES PORTADORES DE ERLIQUIOSE LOCALIZADOS NO CANIL DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA FAFRAM
Resumo
A finalidade deste trabalho foi avaliar o desempenho da Morinda citrifolia L. (noni) associada à doxiciclina no tratamento de erliquiose. Neste trabalho utilizaram-se oito cães localizados no canil da FAFRAM, ambos os sexos, SRD e diagnosticados com erliquiose. Os animais foram divididos em dois grupos: Grupo 1: quatro cães tratados com suco do noni (1 ml/2kg, SID/PO) e doxiciclina (10 mg/kg, BID/VO/ 28 dias) e Grupo 2: quatro cães tratados somente com a doxiciclina (10 mg/kg, BID/VO/ 28 dias). Os animais que apresentaram alterações hepáticas e renais foram excluídos do tratamento com a fruta, pelo seu possível potencial hepatotóxico. Com isso foi observado que, o noni levou a melhora de alguns parâmetros hematimétricos mais rapidamente, principalmente às plaquetas, e não se mostrou hepatotóxico ou nefrotóxico, verificados através dos bioquímicos realizados. Contudo, a Morinda citrifolia L. mostrou-se eficaz quando usada associada ao tratamento convencional de erliquiose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).