CIRROSE HEPÁTICA CANINA– RELATO DE CASO
Resumo
A cirrose hepática é uma alteração crônica e irreversível do fígado podendo ser originada por diversas etiologias causadoras de danos hepáticos por exemplo: causas infecciosas, metabólicas, neoplásicas e tóxicas. O diagnostico baseia-se no exame clínico, testes laboratoriais, avaliação por imagem, avaliação da função hepática e citologia. O objetivo desse estudo foi relatar um caso clínico de uma pitbull atendida no Hospital Carlos Fernando Rossato da FAFRAM, que em seu exame físico foi evidenciado dor e distensão abdominal, o diagnóstico foi ascite, a suspeita clínica foi cirrose hepática. Foi realizado avaliação histopatológica, o resultado foi hepatite crônica associada à fibrose. Após o diagnóstico instituiu protocolo terapêutico necessário, mas não foi eficiente, já que não houve remissão dos sinais clínicos e o animal veio a óbito. Conclui-se que a cirrose hepática possui um tratamento difícil, já que para os sinais clínicos surgirem é necessário perda da maior parte da função hepática.Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
VII Congresso de Iniciação Científica da FE
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CIRROSE HEPÁTICA CANINA– RELATO DE CASO. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3068