LIPIDOSE HEPÁTICA FELINA COM ENCEFALOPATIA HEPÁTICA SECUNDÁRIA – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1805Resumo
Gatos tipicamente apresentam lipidose hepática aguda. Esta pode ser primária ou secundária a outra doença, mas em qualquer um dos casos está associada com alta taxa de mortalidade, a menos que o gato seja intensivamente alimentado e tratado. Os gatos, em virtude de sua dependência de alguns aminoácidos essenciais, podem desenvolver encefalopatia hepática, especialmente quando apresentam a forma grave de lipidose hepática. A encefalopatia hepática é causada por um desarranjo do sistema de neurotransmissores devido a processos metabólicos defeituosos no fígado. Portanto, o objetivo foi relatar um caso de encefalopatia hepática em um felino, como consequência de uma lipidose hepática primária. O diagnóstico foi baseado nos sinais clínicos do animal e na sua resposta ao tratamento, além dos exames complementares. O animal se recuperou totalmente após três meses de internação com o uso das medicações e da alimentação adequada, eliminando até mesmo os sinais neurológicos sem apresentar sequela.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LIPIDOSE HEPÁTICA FELINA COM ENCEFALOPATIA HEPÁTICA SECUNDÁRIA – RELATO DE CASO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 128. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1805