CARBÚNCULO SINTOMÁTICO EM BEZERRO – RELATO DE CASO
Resumo
RESUMO: O carbúnculo sintomático é uma doença infecto contagiosa, de grande importância econômica, visto que causa a morte em até 100% dos animais acometidos. É uma doença de difícil tratamento, e quando tratada, usa-se altas doses de penicilina. Sendo assim, este trabalho objetivou relatar o caso de um bezerro meio sangue, da raça Girolando, com 5 meses de idade, diagnosticado com carbúnculo sintomático em uma propriedade rural, localizada em Capetinga/MG. O animal apresentava claudicação e aspecto enfisematoso em membros. O mesmo foi tratado com altas doses de Benzilpenicilina e Procaina e aplicações locais de água oxigenada, com sucesso. Assim, acredita-se que o carbúnculo sintomático pode causar lesões musculares graves, porém, poucos estudos relatam a sobrevivência do animal. Neste caso, curativos com água oxigenada associada ao tratamento tópico e sistêmico foram eficazes para a cura do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).