DIABETES MELLITUS EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Lettícia Monteiro Teófilo Augusto 1- Graduanda em Medicina Veterinária- Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM)- Fundação Educacional de Ituverava/SP, Brasil.
  • Aline Gomes Campos 2-Professora Doutora- Curso de Medicina Veterinária- Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM)- Fundação Educacional de Ituverava/SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1806

Resumo

RESUMO: Diabetes Mellitus é uma enfermidade que acomete o pâncreas endócrino de animais através da deficiência na produção relativa ou absoluta do hormônio insulina, sendo classificado como tipo 1 e 2 com base nos mecanismos fisiopatológicos que acometem as células beta. O tipo 1 caracteriza-se pela destruição ou perda de células beta, e o tipo 2 é caracterizado pela resistência insulínica e por células beta disfuncionais. O tratamento é baseado em insulinoterapia, correção da desidratação, correção dietética e exercício. Já o prognóstico depende em parte do comprometimento do proprietário em tratar do distúrbio, então, somente a assistência veterinária não é suficiente para a melhoria da condição do paciente, já que a maioria das perdas não são causadas pela Diabetes, e sim pelas complicações crônicas da doença.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Como Citar

DIABETES MELLITUS EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 130. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1806

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>