DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2046Resumo
RESUMO: O trabalho pedagógico exercido em hospitais é conhecido como Pedagogia Hospitalar e tem a finalidade de acompanhar a criança/adolescente internados, no período de ausência escolar. A pesquisa tem por objetivo conhecer os principais aspectos do trabalho do pedagogo realizado com crianças hospitalizadas em um hospital oncológico de referência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 53543216.4.0000.5405. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário aplicado aos pedagogos do hospital A.C. Camargo Câncer Center, com análise qualitativa dos dados. As atividades pedagógicas neste contexto não tem o intuito de curar a doença, mas sim de possibilitar o enfrentamento da situação da enfermidade da melhor forma possível, sem perder todas as vivências que usufrui quando não está internada. Palavras-chave: pedagogia hospitalar; práticas pedagógicas; criança hospitalizadaDownloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 250. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2046