DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Resumo
RESUMO
A Pedagogia Hospitalar é o trabalho pedagógico exercido no hospital, junto à criança hospitalizada, possibilitando que ela não perca o vínculo com a instituição escolar que frequenta e dê sequência a seu processo de aprendizagem. Com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimentos sobre este campo de atuação do pedagogo, a presente pesquisa buscará discutir sobre as práticas pedagógicas elaboradas e executadas no contexto hospitalar levando em consideração o trabalho do pedagogo voltado para o atendimento de crianças em tratamento oncológico. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo realizada no Hospital AC Camargo Center, por meio de aplicação de questionários para os professores e a coordenadora que atuam na instituição. Tal estabelecimento mostra-se relevante para o estudo, por ser referência em tratamento oncológico e por manter uma das primeiras instituições de ensino fundada em um hospital. Com base nos referenciais teóricos analisados, observa-se a necessidade de um trabalho multi/inter/transdisciplinar para atendimento à criança hospitalizada, tendo a pedagogia como um dos componentes relevantes na execução desta proposta. Para tanto é necessário considerar as especificidades do tratamento oncológico, que demanda um atendimento pedagógico diferenciado, levando em consideração os aspectos psicológicos da criança com câncer, pois, por ser uma doença que exige um tratamento invasivo e doloroso, em muitos casos a criança se retrai com maior facilidade, dificultando seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; Criança hospitalizada; Práticas pedagógica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).