DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores/as

  • Andreza Silva Barbosa FFCL - Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2046

Resumen

RESUMO: O trabalho pedagógico exercido em hospitais é conhecido como Pedagogia Hospitalar e tem a finalidade de acompanhar a criança/adolescente internados, no período de ausência escolar. A pesquisa tem por objetivo conhecer os principais aspectos do trabalho do pedagogo realizado com crianças hospitalizadas em um hospital oncológico de referência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 53543216.4.0000.5405. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário aplicado aos pedagogos do hospital A.C. Camargo Câncer Center, com análise qualitativa dos dados. As atividades pedagógicas neste contexto não tem o intuito de curar a doença, mas sim de possibilitar o enfrentamento da situação da enfermidade da melhor forma possível, sem perder todas as vivências que usufrui quando não está internada. Palavras-chave: pedagogia hospitalar; práticas pedagógicas; criança hospitalizada

Biografía del autor/a

  • Andreza Silva Barbosa, FFCL - Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Ituverava
    Pedagogia Hospitalar: a contribuição do pedagogo no processo de aprendizagem da criança hospitalizada com câncer. RESUMO A Pedagogia Hospitalar é o trabalho pedagógico exercido no hospital, junto a criança hospitalizada, com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimentos sobre este campo de atuação do pedagogo, a presente pesquisa buscará discutir sobre as práticas pedagógicas elaboradas e executadas no contexto hospitalar levando em consideração o trabalho do pedagogo voltado para o atendimento de crianças em tratamento oncológico. Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo no Hospital AC Camargo Center, por meio de aplicação de questionários. Tal estabelecimento mostra-se relevante para o estudo por ser referência em tratamento oncológico e por manter uma das primeiras instituições de ensino fundada em um hospital. Até o presente momento com base nos referenciais teóricos analisados observa-se a presença de um trabalho multi/inter/transdisciplinar, tendo a pedagogia como um dos componentes relevantes na execução desta proposta. Espera-se com a pesquisa obter dados sobre procedimentos indicados para o trabalho pedagógico realizado com crianças em tratamento oncológico e que alcançam resultados positivos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, tendo por finalidade proporcionar conhecimentos significativos na área pedagógica. Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; Criança hospitalizada; Práticas pedagógicas. Aluno pesquisador: Andreza da Silva Barbosa – 6° Sem. Pedagogia Professor orientador: Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes

Publicado

2017-02-16

Número

Sección

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Cómo citar

DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 250. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2046