REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ERGONOMIA NA ENFERMAGEM

Autores

  • ANA PAULA PIO DE MORAES MARTINS PIO DE MORAES MARTINS FFCL
  • AMANDA INÁCIO DE SOUZA INÁCIO SOUZA
  • LETÍCIA ANE SIZUKI NOCITI DEZEM ANE SIZUKI NOCITI DEZEM

Palavras-chave:

ERGONOMIA

Resumo

A ergonomia é o estudo cientifico referente ao ser humano e o seu ambiente de trabalho, ou seja, o meio em que se trabalha, os métodos utilizados, os instrumentos e a organização das tarefas desenvolvidas. Sabe-se que os profissionais de enfermagem são expostos a várias atividades que comprometem sua segurança e saúde, o que causa, muitas vezes, acidentes de trabalho e doenças relacionadas a ele. Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo, apresentar e discutir a importância da NR 17. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica, a partir da base de dados de sites eletrônicos científicos e pesquisa Scielo, bem como livros relacionados ao tema, deixando claro que não apenas o profissional de enfermagem está sujeito a esses riscos ergonômicos, mas todos aqueles que desenvolveram suas atividades laborais. Sendo assim, é importante oferecer ao trabalhador, tecnologias que amenizem o esforço físico, a carga horária, ou seja, melhores condições de trabalho.

 

Palavras-chave: Lei NR17. Trabalho. Segurança. Profissionais.

 

Referências

ALENCAR, M. C. B; SCHULTZE, V. M; SOUZA, Distúrbios osteomusculares e o trabalho dos que cuidam de idoso institucionalizado título. Fisioterapia e Movimento. v.23, nº.1, mar.2010.

ALVES, P. M. Aplicação da NR17 em uma enfermaria de uma santa casa de misericórdia: um estudo de caso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2010.

CAVALCANTE, C.A.A., ENDERS, B.C., MENEZES, R. M. P. Riscos ocupacionais do trabalho em enfermagem: uma análise contextual. Ciência e cuidado em Saúde. JAN.2006, vol. 5, nº 88-97.

REIS RS. Segurança e medicina do trabalho: normas regulamentadoras. São Caetano do Sul (SP): Yendis; 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE