REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ERGONOMIA NA ENFERMAGEM

ANA PAULA PIO DE MORAES MARTINS PIO DE MORAES MARTINS, AMANDA INÁCIO DE SOUZA INÁCIO SOUZA, LETÍCIA ANE SIZUKI NOCITI DEZEM ANE SIZUKI NOCITI DEZEM

Resumo


A ergonomia é o estudo cientifico referente ao ser humano e o seu ambiente de trabalho, ou seja, o meio em que se trabalha, os métodos utilizados, os instrumentos e a organização das tarefas desenvolvidas. Sabe-se que os profissionais de enfermagem são expostos a várias atividades que comprometem sua segurança e saúde, o que causa, muitas vezes, acidentes de trabalho e doenças relacionadas a ele. Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo, apresentar e discutir a importância da NR 17. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica, a partir da base de dados de sites eletrônicos científicos e pesquisa Scielo, bem como livros relacionados ao tema, deixando claro que não apenas o profissional de enfermagem está sujeito a esses riscos ergonômicos, mas todos aqueles que desenvolveram suas atividades laborais. Sendo assim, é importante oferecer ao trabalhador, tecnologias que amenizem o esforço físico, a carga horária, ou seja, melhores condições de trabalho.

 

Palavras-chave: Lei NR17. Trabalho. Segurança. Profissionais.

 


Palavras-chave


ERGONOMIA

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, M. C. B; SCHULTZE, V. M; SOUZA, Distúrbios osteomusculares e o trabalho dos que cuidam de idoso institucionalizado título. Fisioterapia e Movimento. v.23, nº.1, mar.2010.

ALVES, P. M. Aplicação da NR17 em uma enfermaria de uma santa casa de misericórdia: um estudo de caso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2010.

CAVALCANTE, C.A.A., ENDERS, B.C., MENEZES, R. M. P. Riscos ocupacionais do trabalho em enfermagem: uma análise contextual. Ciência e cuidado em Saúde. JAN.2006, vol. 5, nº 88-97.

REIS RS. Segurança e medicina do trabalho: normas regulamentadoras. São Caetano do Sul (SP): Yendis; 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.