REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ERGONOMIA NA ENFERMAGEM
Keywords:
ERGONOMIAAbstract
A ergonomia é o estudo cientifico referente ao ser humano e o seu ambiente de trabalho, ou seja, o meio em que se trabalha, os métodos utilizados, os instrumentos e a organização das tarefas desenvolvidas. Sabe-se que os profissionais de enfermagem são expostos a várias atividades que comprometem sua segurança e saúde, o que causa, muitas vezes, acidentes de trabalho e doenças relacionadas a ele. Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo, apresentar e discutir a importância da NR 17. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica, a partir da base de dados de sites eletrônicos científicos e pesquisa Scielo, bem como livros relacionados ao tema, deixando claro que não apenas o profissional de enfermagem está sujeito a esses riscos ergonômicos, mas todos aqueles que desenvolveram suas atividades laborais. Sendo assim, é importante oferecer ao trabalhador, tecnologias que amenizem o esforço físico, a carga horária, ou seja, melhores condições de trabalho.
Palavras-chave: Lei NR17. Trabalho. Segurança. Profissionais.
References
ALENCAR, M. C. B; SCHULTZE, V. M; SOUZA, Distúrbios osteomusculares e o trabalho dos que cuidam de idoso institucionalizado título. Fisioterapia e Movimento. v.23, nº.1, mar.2010.
ALVES, P. M. Aplicação da NR17 em uma enfermaria de uma santa casa de misericórdia: um estudo de caso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2010.
CAVALCANTE, C.A.A., ENDERS, B.C., MENEZES, R. M. P. Riscos ocupacionais do trabalho em enfermagem: uma análise contextual. Ciência e cuidado em Saúde. JAN.2006, vol. 5, nº 88-97.
REIS RS. Segurança e medicina do trabalho: normas regulamentadoras. São Caetano do Sul (SP): Yendis; 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).