AVALIAÇÃO CITOPATOLÓGICA, HISTOPATOLÓGICA E IMUNOHISTOQUÍMICA DE UM SARCOMA HISTIOCÍTICO DISSEMINADO EM CÃO – RELATO DE CASO
Resumo
Os tumores histiocíticos são proliferações desordenadas dos histiócitos que acometem pele e vísceras e possuem alto índice metastático. Na maioria das vezes, os tumores histiocíticos acometem cães idosos e seus sinais clínicos variam muito e podendo ser inespecíficos à várias outras doenças. O objetivo deste relato foi descrever um caso de neoplasia maligna de histiócitos que foi encontrado no exame necroscópico de um cão de 11 anos de idade, sem raça definida (SRD), que foi descrito sob o ponto de vista macroscópico, microscópico (citopatologia e histopatologia) e imunohistoquímico. As análises citopatológica e histopatológica puderam mostrar uma população de células com morfologia arredondada, com alto índice proliferativo e de invasividade; o painel imunohistoquímico realizado (CD3-, CD11c-, MHC-II+, MAC-, Citoqueratina- e Vimentina+) foi capaz de demonstrar que o tipo tumoral tinha origem mesenquimal, sendo portanto, definida como sarcoma histiocítico disseminado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).