FREQUÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS COM POTENCIAL ZOONÓTICO EM AMOSTRAS FECAIS DE ANIMAIS ERRANTES, COLHIDAS EM PRAÇAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITUVERAVA, SP, BRASIL
Resumo
Numerosa população canina e felina circula pelas ruas e praças públicas, alguns levados pelos proprietários, acabam defecando em lugares inapropriados, contaminando o solo com tipos e formas de parasitas causadores de zoonoses. O objetivo do trabalho foi verificar os principais parasitas intestinais com potencial zoonótico em amostras fecais de cães e gatos, colhidas em praças públicas do município de Ituverava-SP. Foram colhidas 84 amostras frescas em sete praças públicas de Ituverava-SP, no período de março a junho de 2009. Utilizou-se a técnica de Willis-Mollay (flutuação fecal) para identificação parasitária. No total, 49 amostras foram negativas e 35 positivas para a presença de ovos de helmintos, observando uma maior ocorrência de ovos de Ancylostoma sp. (29 amostras) e em menores números ovos de Toxocara sp. (4 amostras) e Dipilidium sp. (2 amostras). Concluiu-se que existe um risco de contagio para animais e pessoas que frequentam estas praças, indicando a existência de um problema de saúde pública.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).