UMA DISCUSSÃO SOBRE AS NOVAS FORMAS DE FAMÍLIA: A COPARENTALIDADE
Resumo
O trabalho tem por objetivo demonstrar as novas formas de família, vez que esta é base da sociedade e tem proteção amparada pela Constituição Federal. O presente artigo abordara em especial a coparentalidade, que consiste na existência de uma nova entidade familiar, onde duas pessoas optam por conceber um filho sem que haja entre eles qualquer vínculo conjugal, visando sempre o bem-estar da criança, podendo ser estabelecido um contrato entre os pais, regulamentando vários aspectos como, por exemplo, guarda compartilhada e visitas, dentre outros. Essa nova forma de produção independente visa na escolha específica do possível parceiro, para que ambos mantenham uma relação de parentesco com o filho, dando-lhe seu sobrenome, e este possuindo todos os direitos decorrentes da filiação. O tema é de grande importância, pelas várias são as mudanças no meio social, cultural, religioso e jurídico, devido a essa mutação constante, inúmeros efeitos são gerados na entidade familiar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).