PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM x RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR: DUAS FACES DA MESMA MOEDA?

Authors

  • Rosilene de Fatima Rocioli Messias Unesp
  • Genaro Alvarenga Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1756

Abstract

Este trabalho tem a pretensão de discutir a relação que há entre os problemas de aprendizagem e a recuperação de aprendizagem escolar sob a ótica de três instrumentos utilizados para a recuperação de aprendizagem em uma cidade do interior paulista, a fim de compreender como se tem tentado garantir o desenvolvimento dos discentes que, por um motivo ou outro, não conseguiram atingir a meta de aprendizagem do ano de 2016, em curso, apresentando defasagem curricular acima de um ano. Para tanto esse trabalho se valerá da pesquisa bibliográfica com a abordagem qualitativa e da pesquisa documental. Nesta argumentação, conclui-se que as dificuldades de aprendizagem e a recuperação de aprendizagem são faces distintas da mesma moeda, cuja união não produz o conhecimento.

Author Biography

  • Rosilene de Fatima Rocioli Messias, Unesp
    É profissional de Educação com vasta experiência em diversas áreas e modalidades de ensino há mais de 20 anos. Possui graduação em Estudos Sociais com habilitação em Geografia pela Universidade de Franca. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca. Graduação em Administração escolar de 1º e 2º Graus pelas Faculdades Claretianas Possui pós-graduação Lato sensu em: 1) Deficiência Intelectual (pela Unirio) 2) Alfabetização e Letramento (pela UFSJ) 3) Educação Infantil (Universidade Castelo Branco) 4) A construção da língua, do tempo, do espaço e da pessoa na escola de 1º grau (Unesp) 5) Psicopedagoga Institucional ( Universidade Castelo Branco) 6) Psicopedagoga Clinica - Abordagem Problemas de aprendizagem. (UNICLAR) Já trabalhou com a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e com indivíduos com dificuldades de aprendizagem. É qualificada para Atendimento Educacional Especializado (UFC, UEG, UFMG, PUC) Atualmente é Pedagoga da rede municipal de ensino atuando diretamente com crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, transtornos e deficiências, por meio de atendimentos pedagógicos. Atua na equipe gestora da escola municipal acompanhando e analisando o desenvolvimento dos alunos (processo de ensino e aprendizagem) e na orientação a pais sobre a vida escolar do filho. Por fim, realiza formação e orientação aos professores da classe comum e da recuperação paralela.

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava