MENSURAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA DE GLOBO E UMIDADE E RELAÇÃO COM OS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE UM REBANHO LEITEIRO NO PERÍODO DE INVERNO.
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1825Abstract
O estudo foi desenvolvido na bovinocultura leiteira da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava, SP, durante o inverno de 2013. Utilizaram-se dez vacas girolandas, multíparas, com peso médio de 450 kg e produção média diária de 15 litros de leite. Objetivou-se avaliar as condições de estresse térmico, por meio do cálculo do índice de temperatura de globo e umidade (ITGU). Os parâmetros fisiológicos avaliados foram frequência respiratória e temperatura de pelame. Os dados ambientais e fisiológicos foram coletados a cada sessenta minutos, no período entre ordenhas. Os valores referentes à sombra indicaram conforto térmico em todos os horários, com exceção das quatorze horas, com ITGU de 77,44. Os resultados para o ambiente exposto ao sol apresentaram índices de estresse térmico em todos os horários. Grande parte dos parâmetros fisiológicos foi incompatível com os da literatura. O clima da região avaliada mostrou-se desfavorável para as vacas em lactação.Downloads
Published
2017-02-16
Issue
Section
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
MENSURAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA DE GLOBO E UMIDADE E RELAÇÃO COM OS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE UM REBANHO LEITEIRO NO PERÍODO DE INVERNO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 134. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1825