AS BRINCADEIRAS SIMBÓLICAS EM CRIANÇAS DE QUATRO A CINCO ANOS: AS REPRESENTAÇÕES E O TREINO SOCIAL

Autores/as

  • rosilene de fatima rocioli messias Unesp
  • Fernanda Cristina Naves Oliveira Unesp

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1757

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo observar e refletir se realmente, por meio das brincadeiras, ocorrem as representações e o treino social, verificando como isso tem sido aplicado nas escolas municipais de uma urbe paulista. O interesse por este tema se deu pelo fato de se entender sua importância para o desenvolvimento infantil, afinal, a criança não só aprende com as brincadeiras, mas se desenvolve por meio delas. Sendo assim, a investigação foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, com a leitura de teóricos interacionistas para o referencial curricular Nacional da Educação Infantil. Para o diário de campo, a análise se dirigiu qualitativamente, no intuito de averiguar como ocorrem em loco as brincadeiras simbólicas. Concluiu-se que as brincadeiras simbólicas são poucas vezes proporcionadas até mesmo por problemas infraestruturais e pedagógicos. Contudo, as próprias crianças as promovem com os recursos que possuem.

Biografía del autor/a

  • rosilene de fatima rocioli messias, Unesp
    É profissional de Educação com vasta experiência em diversas áreas e modalidades de ensino há mais de 20 anos. Possui graduação em Estudos Sociais com habilitação em Geografia pela Universidade de Franca. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca. Graduação em Administração escolar de 1º e 2º Graus pelas Faculdades Claretianas Possui pós-graduação Lato sensu em: 1) Deficiência Intelectual (pela Unirio) 2) Alfabetização e Letramento (pela UFSJ) 3) Educação Infantil (Universidade Castelo Branco) 4) A construção da língua, do tempo, do espaço e da pessoa na escola de 1º grau (Unesp) 5) Psicopedagoga Institucional ( Universidade Castelo Branco) 6) Psicopedagoga Clinica - Abordagem Problemas de aprendizagem. (UNICLAR) Já trabalhou com a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e com indivíduos com dificuldades de aprendizagem. É qualificada para Atendimento Educacional Especializado (UFC, UEG, UFMG, PUC) Atualmente é Pedagoga da rede municipal de ensino atuando diretamente com crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, transtornos e deficiências, por meio de atendimentos pedagógicos. Atua na equipe gestora da escola municipal acompanhando e analisando o desenvolvimento dos alunos (processo de ensino e aprendizagem) e na orientação a pais sobre a vida escolar do filho. Por fim, realiza formação e orientação aos professores da classe comum e da recuperação paralela.

Publicado

2017-02-16

Número

Sección

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava