ATIVIDADE ANTIPROLIFERATIVA DO OLEORESINA DE Copaifera duckei EM LINHAGEM CELULAR DERIVADA DE CARCINOMA GÁSTRICO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1982Resumo
Objetiva avaliar efeitos antiproliferativos do oleorresina de Copaifera Duckei em linhagem tumoral de câncer gástrico (AGP01). Metodologia: Ensaio colorimétrico de incorporação de BrdU, teste de sobrevivência clonogênica, teste de micronúcleo e extração de RNA das células AGP01 e leitura por espectrofotômetro, teste de apoptose. Resultados: Ensaio XTT, a viabilidade celular foi diminuída na concentração de 100 µg/mL. No ensaio de BrdU, a proliferação celular foi reduzida na concentração de 100 µg/mL. O teste de micronúcleo nas concentrações de 25,0 e 50,0 ug/mL, teve citotoxicidade, levando a morte celular ou redução da divisão celular. O RNA extraído das amostras e quantificado em espectrofotômetro apresentou que o RNA presente nas células de câncer gástrico era menor de acordo com o aumento da concentração de oleorresina de copaíba. Conclusão: Apresenta atividade citotóxica e antiproliferativa sobre células de câncer de gástrico (AGP1), estudos futuros devem ser realizados para avaliar o mecanismo de ação.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATIVIDADE ANTIPROLIFERATIVA DO OLEORESINA DE Copaifera duckei EM LINHAGEM CELULAR DERIVADA DE CARCINOMA GÁSTRICO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 5. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1982