A PARTICIPAÇÃO COMPLEMENTAR DA INICIATIVA PRIVADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Autores

  • Christopher Abreu Ravagnani Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • José Carlos Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1531

Palavras-chave:

Direitos sociais. Saúde. Complementaridade. Iniciativa privada. Estado.

Resumo

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF/88) elegeu a saúde pública como um direito social fundamental, especialmente por estar ligada, intrinsecamente, a dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, o Estado propiciou a iniciativa privada a participação – complementaridade – na prestação de serviços públicos de saúde. Desta feita, considerando que o vínculo com a iniciativa privada é um permissivo constitucional ao Estado para a efetivação do direito social à saúde, faz-se mister uma análise desta previsão constitucional, sendo, imprescindível, pois, o estudo do direito à saúde enquanto direito social, analisando-se o modelo de gestão – aqui compreendido a complementaridade – da participação privada na prestação de serviços públicos de saúde, tal qual prevista na Constituição Federal.

Biografia do Autor

  • Christopher Abreu Ravagnani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
    Mestrando na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-graduando em Direito Administrativo - lato sensu (UNIARA). Graduado em Direito pela Faculdade Dr. Francisco Maeda. Graduado em Direito pela Faculdade Dr. Francisco Maeda. Advogado. Palestrante e Presidente da Comissão de Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil de Ituverava-SP (Gestão 2013/2015).
  • José Carlos Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
    Pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pena Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Docente nos cursos de graduação e mestrado em Direito da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Downloads

Publicado

30.04.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PARTICIPAÇÃO COMPLEMENTAR DA INICIATIVA PRIVADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE. (2016). Nucleus, 13(1), 439-446. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1531

Artigos Semelhantes

11-20 de 367

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)