DIMENSÕES DE COMPETITIVIDADE NA COMUNICAÇÃO EM MASSA PARA SUINOCULTORES NO BRASIL

Autores

  • Tiago Zardin Patias Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0003-4560-6690
  • Laercio Juarez Melz Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Mauro Barcellos Sopeña Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1680

Palavras-chave:

Competitividade. Suinocultura. Análise de conteúdo.

Resumo

A competitividade tem sido discutida por diversos economistas, desde o século XVIII. Diferentes aspectos já foram analisados a partir de métodos quantitativos e qualitativos, incluindo-se a análise a partir de direcionadores de competitividade. O objetivo deste artigo é identificar os direcionadores de competitividade que estão presentes na comunicação em massa dirigida aos produtores e agroindústrias da cadeia produtiva de carne suína no Brasil. Na medida em que há consenso dos teóricos da dificuldade em se definir um único conceito para a competitividade, bem como da superficialidade em limitar a análise à um número específico de dimensões ou fatores, se justifica uma pesquisa qualitativa. A técnica de análise de conteúdo foi a escolhida como a mais adequada para atingir os objetivos da pesquisa. Foram coletadas 733 notícias no site Suinocultura Industrial. A partir da leitura flutuante, foram identificadas três hipóteses provisórias, propondo que Insumos e Ambiente Institucional seriam os direcionadores com maior destaque na mídia, seguidos do elemento preço. Após a codificação, verificou-se que 59 notícias explicitam a palavra “competitivo” e suas derivadas. A partir da análise mais profunda destas notícias, confirmou-se as hipóteses inicialmente propostas. O direcionador Estruturas de Mercado, que não havia sido considerado anteriormente, teve sua importância revelada na análise mais profunda.

Biografia do Autor

  • Tiago Zardin Patias, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
    Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (INIJUÍ). É Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Laercio Juarez Melz, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Doutorando em Administração (UFSM). Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar, 2010). Especialista em Finanças e Gestão Empresarial (UNEMAT, 2005), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003). Atualmente é professor com Dedicação Exclusiva (40h), da Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Mauro Barcellos Sopeña, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (1995). Mestrado (ANPEC/95) em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1997). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Pascoal José Marion Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - USP (1997). Atualmente é Professor Titular - Nível Único (Classe E) da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007). Atualmente exerce as funções de Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Downloads

Publicado

13.11.2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIMENSÕES DE COMPETITIVIDADE NA COMUNICAÇÃO EM MASSA PARA SUINOCULTORES NO BRASIL. (2017). Nucleus, 14(2), 7-24. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1680

Artigos Semelhantes

1-10 de 1179

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.