DIMENSÕES DE COMPETITIVIDADE NA COMUNICAÇÃO EM MASSA PARA SUINOCULTORES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1680Palavras-chave:
Competitividade. Suinocultura. Análise de conteúdo.Resumo
A competitividade tem sido discutida por diversos economistas, desde o século XVIII. Diferentes aspectos já foram analisados a partir de métodos quantitativos e qualitativos, incluindo-se a análise a partir de direcionadores de competitividade. O objetivo deste artigo é identificar os direcionadores de competitividade que estão presentes na comunicação em massa dirigida aos produtores e agroindústrias da cadeia produtiva de carne suína no Brasil. Na medida em que há consenso dos teóricos da dificuldade em se definir um único conceito para a competitividade, bem como da superficialidade em limitar a análise à um número específico de dimensões ou fatores, se justifica uma pesquisa qualitativa. A técnica de análise de conteúdo foi a escolhida como a mais adequada para atingir os objetivos da pesquisa. Foram coletadas 733 notícias no site Suinocultura Industrial. A partir da leitura flutuante, foram identificadas três hipóteses provisórias, propondo que Insumos e Ambiente Institucional seriam os direcionadores com maior destaque na mídia, seguidos do elemento preço. Após a codificação, verificou-se que 59 notícias explicitam a palavra “competitivo” e suas derivadas. A partir da análise mais profunda destas notícias, confirmou-se as hipóteses inicialmente propostas. O direcionador Estruturas de Mercado, que não havia sido considerado anteriormente, teve sua importância revelada na análise mais profunda.Downloads
Publicado
13.11.2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
DIMENSÕES DE COMPETITIVIDADE NA COMUNICAÇÃO EM MASSA PARA SUINOCULTORES NO BRASIL. (2017). Nucleus, 14(2), 7-24. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1680